Cosmovisão Cristã - Aula 2 - "Definição" - Diác. Marcelo Guadanholi

Cosmovisão Cristã – Revisão e aplicação em algumas áreas da vida


Introdução
Estamos estudando sobre Cosmovisão Cristã. Este assunto é de extrema importância para que possamos enxergar a “realidade” – ou – “vida”, de uma forma que agrade ao Senhor.
Para tanto, esta aula foi prepara com o intuído de esclarecer de uma forma bem simples, o que significa cosmo visão cristã e como aplica-la em nossa vida. 


Definição de Cosmovisão

O que é Cosmovisão?

Ryken (2015,13p.) 
“Uma cosmovisão - ou – “visão do mundo e da vida”, como alguns a chamam – é a estrutura de entendimento que usamos para que o mundo faça sentido. Nossa cosmovisão é o que pressupomos. É nossa maneira de enxergar a vida, nossa interpretação do universo, nosso guia para a realidade.”

Ryken, Philip. Cosmovisão Cristã – como guia para estudos e glossário. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2015.


Cosmovisão Cristã

Visão de mundo de alguns teólogos

“Vivemos no mundo de Deus.”
Rev. José Maurício Passos Nepomuceno. 


Taylor (2011,14p.)

“Tudo é criado por Deus, tudo é controlado por Deus, e o fim próprio de todas as coisas é o de serem para Deus e para a sua glória.”

Piper, John. Fascinados pela glória de Deus/ John Piper; Justin Taylor. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2011. 

Edwards (2011,14p.) 
“O gozo de Deus é a única felicidade com que a nossa alma pode ser satisfeita. Ir para o céu e desfrutar plenamente de Deus é infinitamente melhor do que as acomodações mais agradáveis daqui. Pais e mães, maridos, esposas, ou filhos, ou a companhia dos amigos da terra, são apenas sombras, mas Deus é a substância. Esses são apenas raios de luz espalhados, mas Deus é o sol. São apenas fontes de água diminutas. Mas Deus é o oceano. Por isso, cabe-nos gastar esta vida apenas como uma jornada para o céu, assim como cabe-nos fazer dessa busca o nosso objetivo maior e bem particular, o trabalho de nossas vidas, ao qual devemos subordinar todas os outros interesses da vida. Por que deveríamos trabalhar ou aplicar nosso coração em qualquer outra coisa que não seja o nosso fim apropriado e verdadeira felicidade?”

Piper, John. Fascinados pela glória de Deus/ John Piper; Justin Taylor. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2011.


Visão de mundo a partir das Escrituras Sagradas
I Co 10:31/ Cl 3:23/ Mt 22:37

Perceba que estes versículos nos ajudam a ter uma cosmovisão que apontam sempre para a glória de Deus. Ou seja, a motivação para fazermos qualquer coisa, deve ser o nosso amor a Deus.

Olhar o mundo através do que o Senhor nos revelou nas Escrituras. A Escritura é o filtro de como enxergamos o mundo.

Vamos a um exemplo:
A Sociologia é a ciência que estuda a sociedade. Uma de suas cosmovisões é baseada no “Fato Social”. Alguns de seus argumentos é que o homem não nasce mau. O que fez ele se tornar mau foram as diferenças de classes.

Mas a Bíblia nos ensina que o homem já nasce mau.
Rm 5:12/ Sl 51:5


Então o que podemos concluir?

Crentes não devem estudar Sociologia?

A forma de pensarmos com uma cosmovisão cristã sobre esse assunto, é que a sociologia só existe porque Deus existe. Se lermos Gn 1:28 conseguimos perceber que Deus é “sociológico”, pois a ordem de se criar a sociedade veio dele. Gn 1:28 “...Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra...”

Precisamos conhecer as Escrituras, para conseguirmos fazer o filtro da nossa realidade. Partimos sempre do que ela nos ensina, para que consigamos ter uma cosmovisão cristã. Portanto, precisamos conhece-la e conhece-la muito bem.
Ef 5:15-17.


Aplicando a Cosmovisão Cristã em algumas áreas da vida

Percebendo o cuidado de Deus
Mt 6: 25-34
Jesus está dando uma grande lição, ensinando que quem vive ansioso, são os que têm o coração nesse mundo. São os mesmos que se preocupam em fazer as coisas para a sua própria glória. O contexto se refere aos que procuravam exercer sua própria justiça diante dos homens (Mt 6:1-18). Então eles gostavam de dar esmolas, orar em praça pública e jejuar, com o fim de mostrar para os outros o que faziam. Isso o fazem, porque amam o mundo e quem ama o mundo vivi ansioso pelas coisas do mundo.

O Senhor sempre cuidará de nós. Assim como sustenta os pequenos pássaros e os lírios do campo, também nos sustentará.
Tenha uma cosmovisão do cuidado de Deus. Percebe o cuidado de Deus na sua vida através de um simples prato de comida. Pense que antes da comida chegar a sua mesa, ela passou pelo processo de plantação, colheita, produção, transporte, comercio e cozimento. Todas essas diferentes áreas de oficio, existem para a glória de Deus, e o Senhor as usa para cuidar da sua criação, pois todas elas existem por ele e para ele. 

Estudos
Qual curso escolher? Existe algum curso que desagrada a Deus? Qual a motivação para a escolha do curso?

Quando um crente decide fazer uma graduação, ele deve ter em mente que servirá ao Senhor com aquela profissão. A motivação para a escolha do curso nunca deve estar centrada em si mesmo.
Precisamos de crentes em todas as áreas de atuação. Por que? Porque entendemos que o mundo pertence ao Senhor. Então, todas as áreas profissionais devem ser exercidas para a honra e gloria dele. Pois através das profissões o Senhor exerce sua providência e cuidado na criação. 

Vida Sentimental 
Se tudo o que fizermos, deve ser para gloria de Deus, na escolha de um cônjuge não deve ser diferente. 
Se você ama ao Senhor e deseja viver uma vida de piedade, sua escolha também deve ser por uma pessoa que ame ao Senhor e que também deseje viver uma vida piedosa.

Não faça a escolha por alguma característica que você acha interessante como; beleza, simpatia e bom humor. Procure uma pessoa cheia do espírito santo.




Comentários

Postagens mais visitadas