Aula 4 - Estudos no Breve Catecismo de Westminster - Quarta Seção: Redenção

Aula 04

A Organização Estrutural do Breve Catecismo de Westminster

Parte 2

Introdução
Na aula anterior vimos como a primeira parte do Breve Catecismo nos mostra os valores propostos ao Catecismo que é nos ensinar as coisas principais sobre como glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. 
Dividimos o primeiro estudo em três partes: sessão reguladora – Perguntas 1 a 3; primeira seção: sobre a natureza de Deus e suas obras – perguntas 4 a 12 e segunda seção: sobre a realidade do pecado e o estado de misério do homem – perguntas 13 a 19. 
Agora, começamos a ver um grande importante seção que tem a ver com essas construções anteriores. O ponto lógico é o seguinte: glorificar a Deus é impossível ao homem caído, então, Deus, provê para o homem a Redenção, que é o centro unificador dessa nova sessão do catecismo. 

Quarta Seção – A Provisão da Redenção – Pergunta 20 a 28
A quarta seção tem como foco principal a provisão do Redentor, ela é estruturada com uma pergunta de transição e três partes explicativas: 
Pergunta de Transição: (20)
Pergunta 20: Deixou Deus todo o gênero humano perecer no estado de pecado e miséria?
Resposta: Tendo Deus, unicamente pela sua boa vontade, desde toda a eternidade, escolhido alguns para a vida eterna, entrou com eles em um pacto de graça, para os livrar do estado de pecado e miséria, e os levar para um estado de salvação, por meio de um Redentor. 
Note que essa questão faz uma clara ligação entre o conteúdo anterior e o próximo. Ela propõe uma reflexão importante sobre o fato de que Deus poderia ter deixado o homem no seu estado de pecado e miséria, mas tomou uma decisão quanto a isto: amar o homem caído. A resposta irá enfatizar a eleição da graça, destacando o papel maravilhoso do Redentor.
Quem é o Redentor e como ele se tornou o Redentor: (21-22) 
Facilmente se pode notar que a estrutura dessas duas perguntas mostram o movimento do Filho de Deus da eternidade para a sua humanidade. Este ponto sempre será central na figura do Redentor: que ele se fez homem. Sendo esse o alvo da segunda pergunta, a explicação deste processo de esvaziamento de Cristo. 
Como o Redentor trabalha: (23-26)
O foco destas questões é o ministério oficial do Redentor, no exercício dos Ofícios de Profeta Sacerdote e Rei. Os teólogos de WEstminister nos mostram que o governo de Cristo sempre foi o de governar, instruir e se sacrificar pelos seus escolhidos. Essas questões e respostas são introduzidas pela 23, que abre o caminho para todas as demais. 
Pergunta 23: Que ofícios Cristo exerce como nosso Redentor?
Resposta: Cristo, como nosso Redentor, exerce o ofício de profeta, sacerdote e rei, tanto no seu estado de humilhação como no de exaltação. 
Claramente a resposta já nos mostra um conceito interessante que o Redentor será figura eterna e governante para todo o sempre, exercendo estes ofícios na eternidade também.
Explicação sobre o governo humilhado e exaltado do Redentor (27-28)
Nessa parte final da explicação da obra da pessoa e obra do Redentor, o BCW nos conduz a pensar sobre o ministério de Cristo como homem na terra, na sua primeira vinda, como servo sofredor, humilhado e submisso à lei, até a sua morte e sepultamento. Na questão 28, entretanto, segue da ressurreição à entronização para reinar e julgar o mundo. 

Conclusão
A figura do Redentor é central na história de como vamos glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. Sem o resgate que ele propõe para a nossa condição e pecado e miséria é impossível que vivamos e desfrutemos de Deus e a sua glória. 
Assim, toda a realidade do Redentor é apresentada, desde a glória eterna, humilhação e exaltação do Redentor, além de nos mostrar que o modo como ele nos conduz ao desfrute de Deus e da sua glória é a sua condução por meio dos ofícios que exerce. 

Comentários

Postagens mais visitadas