Aula 5 - Estudos no Breve Catecismo - Quarta Seção- Parte 3


Aula 04

A Organização Estrutural do Breve Catecismo de Westminster

Parte 3

Introdução
Rapidamente para recordar o que vimos até aqui: 
Pergunta 1:  o Breve Catecismo tem como objetivo central nos fazer experimentar Deus nessa vida em todas a realidade. Para isso ele se estrutura de forma simples nos conduzindo por meio de determinados caminhos pedagógicos:
Perguntas 2-3: trata da fonte do conhecimento, isto é, a Palavra de Deus e o seu principal ensino: sobre o que homem deve “crer”acerca de Deus e o“dever”que Deus requer do homem. Crer e dever são duas palavras que irão estruturar todo o Catecismo. 
Perguntas 4-12: falam sobre Deus e a sua obra da Criação e Providência. Elas falam da beleza de Deus e ele mostrando a sua glória por meio da Criação e o seu funcionamento, que são basicamente os atos da providência. Aqui também, fala da principal obra da providência, isto é, a principal obra para o funcionamento de todas as coisas: o ser humano. 
Perguntas 13-19:Essas perguntas apontam para o nosso maior problema  e empecilho para alcançar o estado de satisfação plena, de desfrutar de Deus em nossa realidade e glorifica-lo sempre. Essas questões tratam do pecado, a queda do homem, que levou o homem a um estado de “pecado” e “miséria”. 
Perguntas 20-28:  Estudamos até aqui na aula anterior. Essas questões apontam para a obra da Redenção, com foco especial, na pessoa do Redentor. Ela é introduzida pela ideia de que Deus não nos deixou em nosso estado de pecado e miséria, mas proveu para a humanidade uma novo pacto, o pacto da Redenção. Que foi realizado em Cristo Jesus, nosso Profeta, Sacerdote e Rei. Nestas questões, o Breve Catecismo começa a nos mostrar que nossa realidade caída e condenada não é o fim, mas podemos “crer” que há uma redenção que resgata.
Esse foi o ponto que andamos até aqui e hoje iremos ver a sessão final da primeira parte do Catecismo:  A PARTE DO CRER. Essa seção final da primeira parte, trata de COMO O REDENTOR OPERA A SUA REDENÇÃO EM NÓS. 

Como o Redentor Opera a Redenção em Nós
Essa seção é muito bem construída e tem uma estrutura bem simples, fácil de compreender. Você pode notar que ela é composta assim: 
Primeira parte – Perguntas introdutórias: Pergunta 29-30
Segunda parte – Ordem da salvação simplificada: vocação-justificação-adoção-santificação.
Terceira parte – as bênçãos decorrentes da obra da Redenção em três estágios: vida presente - pós morte – ressurreição final. 

Primeira parte – Perguntas introdutórias: Pergunta 29-30  
Como você facilmente pode ver nestas questões, elas estão introduzindo essa seção final da Primeira Parte “Crer” mostrando que existe uma participação nossa na Redenção e um modo próprio de sermos inseridos nessa realidade redimida. A ideia final é responder à questão: como pecadores podem glorificar a Deus e desfrutar dele? 
Primeiramente, estas questões de transição propõe que isso não depende primordialmente do homem (calvinismo), mas de uma obra do Espírito Santo. A pergunta 30, portanto, é somente um desdobramento da pergunta 29, isto é, ela diz como o Espírito aplica essa redenção em nós e abre, assim, o caminho para as demais partes dessa seção. 

Segunda parte – Ordem da salvação simplificada: vocação-justificação-adoção-santificação – Perguntas 31-35.
Dando continuidade orgânica ao texto, os teólogos de Westminster gostam de fazer essas conexões por meio de frases que produzem uma continuidade do entendimento. Por exemplo, veja como a pergunta 29 é continuada na frase: Como o Espírito aplica-nos a redenção adquirida em Cristo? 
Você pode notar esse tom pedagógico. Agora, da mesma forma, veja que a pergunta 30 tem uma função de transição para as demais seguintes, quando ele responde com três ideias: 
O Espírito aplica a Redenção em nós: operando a fé em nós; unindo-nos a Cristo pela fé; nos chamando para isto. É importante notar que estes temas são todos ligados à ideia de “crer” (fé). 
As questões seguintes serão, portanto, desenvolvimento dessa obra do Espírito, que consiste primordialmente em nos chamar, justificar, adotar e santificar. Essas quatro ações dão conta de todo o processo da vida cristã.

Terceira parte – as bênçãos decorrentes da obra da Redenção em três estágios: vida presente - pós morte – ressurreição final – Perguntas 36-38.  
Essa terceira parte da última seção, que encerra o ponto inicial “Crer”, se reporta aos benefícios da obra do Espírito Santo na vida do cristão. Eles tem uma preocupação de dividir isso em três estágios da existência: a vida natural, vida presente; a vida pós-morte e a vida futura, após a ressurreição. 
Em geral, os teólogos de Westminster nos mostram que o crente deve ter uma ideia geral do que a Redenção faz por ele e como ele deve buscar e crer na obra que Deus realiza em Cristo, por meio do Espírito Santo.  

Conclusão
Toda primeira parte do Breve Catecismo trabalha com a ideia de que devemos crer para poder desfrutar de uma vida que realmente desfrute de Deus. Este crer é uma obra de Deus, em Cristo por meio do Espírito Santo. 
Eles compreendem que a queda gera uma dificuldade extra para nossa fé, mas que Deus a operará de forma soberana, por meio de sua própria atividade trinitária. De certa forma, os teólgoso de Westminster nos chamam a confiar nessa obra de restauração da nossa comunhão com Deus e nos estimulam a entender todo o processo da Redenção. 

Comentários

Postagens mais visitadas