Aula 6 - Estudos no Breve Catecismo - Quinta Sessão - Parte 4


Aula 06

A Organização Estrutural do Breve Catecismo de Westminster

Parte 4

Introdução
Todas as vezes que formos ler o nosso Breve Catecismo devemos nos lembrar de algumas questões chave: 
Pergunta 1:  Qual o fim principal do homem?
Pergunta 2:  Que regra Deus nos deu para os orientar na maneira de o glorificar e gozar? 
Pergunta 3:  Qual a principal coisa que as Escrituras nos ensinam? 
Essas três questões modelam a nossa leitura e aquilo que iremos buscar em nossa vida de estudos da Palavra. Elas nos dão o “alvo existencial”; o “a fonte onde buscar informações sobre este alvo” e o “modo como chegar no alvo”. 
A pergunta três divide o Catecismo em dois grandes blocos: CRER E DEVER. 
Resposta 3:  A coisa principal que as Escrituras nos ensinam é o que o homem deve crer acerca de Deus e o dever que o Deus requer do homem. 

O CRER – a primeira parte é desenvolvida da pergunta 4 até a 38. Nelas o BCW discorre sobre a tripessoa de Deus. Primeiro, sobre a explicação sobre quem é Deus e o que Ele faz (perguntas 4 a 12); depois discorre sobre a nossa dificuldade de experimentar a beleza gloriosa de Deus por causa do pecado (perguntas 13 a 19); em seguida, trata da obra da Redenção e o modo como ela se opera em nós, na figura do Redentor e do Espírito Santo que a aplica ao nosso coração (perguntas 20 a 35); por fim, essa seção do CRER é encerrada pela descrição do resultado esperado dessa obra maravilhosa, afirmando as bênçãos decorrentes dela, tanto nessa vida, como no estado pós-morte, como também no estado final de ressurreição (perguntas 36 a 38). 

A SESSÃO SOBRE O DEVER QUE DEUS REQUER DO HOMEM
Essa sessão do BCW é introduzida pela pergunta 39 e se desenvolve até a questão 87. Ela pode ser resumida em uma palavra: OBEDIÊNCIA. Contudo, ela desenvolve os diversos modos e circunstâncias que Deus espera ser obedecido. 
A ferramenta que os teólogos de Westminster usaram para construir essa grande sessão é o Decálogo. Eles propõem que a Lei Moral é o ponto primordial e o que mais principalmente devemos aprender sobre o nosso DEVER para com Deus. 

Sessão introdutória da parte do DEVER 
Pergunta 39 - Qual é o dever que Deus exige do homem?
Resposta: O dever que Deus exige do homem é obediência à vontade revelada. 
A questão 39 é portanto o cabeçalho de toda a sessão. Obviamente ela é abrangente, mas fica bem claro o que estamos buscando nas Escrituras, a sua orientação sobre a obediência que Deus espera e qual é a sua vontade revelada. 
De certa forma, o BCW nos dá uma direção bem ampla, contudo, devemos nos lembrar que o foco será em descobrir o que “principalmente as Escrituras nos ensinam”. Então, a seleção que os teólogos de Westminster irão propor é uma espécie de ponto central do ensino bíblico. 
Nessa sessão introdutória da grande “Sessão Dever” continua sendo introduzida nas questões seguintes: perguntas 40 e 41. 
Pergunta 40 - O que revelou Deus primeiramente ao homem para regra de sua obediência? 
Resposta - A regra que Deus revelou primeiramente ao homem para a sua obediência foi a lei moral. 
Pergunta 41 – Onde está a lei moral resumidamente compreendida? 
Resposta - A lei moral está resumidamente compreendida nos dez mandamentos. 
Importante notar que os autores do BCW estão usando uma categoria definida em Calvino: lei moral. Isso implica em sua compreensão da própria natureza da revelação divina e sua autoridade moral, isto é, sua vocação para guiar o homem no modo de vida que Deus espera que seus filhos desenvolvam no mundo. 
Veja que eles dizem “resumidamente” compreendida no decálogo. Portanto, há mais sobre este ensino em toda a Escritura, mas o ponto de partida é o Decálogo. 

Desenvolvimento do Ensino do Decálogo
As questões que se seguem são o desenvolvimento do ensino, tomando cada mandamento em si e explanando cada um deles segundo uma sistemática. Antes, porém, os teólogos de Westminster preferiram apresentar o resumo bíblico do decálogo, nos dois mandamentos básicos: amar a Deus e ao próximo. 
Pergunta 42 – Em que se resumem os dez mandamentos?
Resposta: Os dez mandamentos se resumem em amar ao Senhor nosso Deus de todo o coração, de toda a nossa alma, de todas as nossas forças e de todo o nosso entendimento; e ao próximo como a nós mesmos. 
O segundo momento, nas questões 43 e 44, o BCW aborda o texto do prefácio dos mandamentos, no texto de Êxodo 20.2 e o que ele ensina, afirmando que a razão maior de se guardar os mandamentos do Senhor é que ELE É O SENHOR e nosso Deus e Redentor. 
Por fim, a dinâmica do ensino dos mandamentos segue a mesma sistemática sempre: 
1)    Apresentação do mandamento
2)    O que é exigido no mandamento apresentado
3)    O que é proibido no mandamento apresentado
4)    Detalhamentos específicos do mandamento apresentado. 
Essa sistemática se desenvolverá com maiores ou menores explanações em um e outro mandamento, mas em geral será a regra pela qual o BCW irá abordar a nossa obediência e a direcionará ao êxito. 

Conclusão
Num certo sentido o Breve Catecismo de Westminster é realmente uma ferramenta bem simples de se compreender e entender o seu funcionamento interno. Facilmente poderemos desenvolver o aprendizado da vida cristã e entregaremos a Deus o que Ele espera de nós. 

Podemos dizer que glorificar a Deus e desfrutá-lo para sempre é sem dúvida um alvo que somente alcançamos quando desejamos e empreendemos um viver segundo a vontade revelada de Deus. 

Comentários

Postagens mais visitadas