Aula 3 - Dons: Capacitações Movidas Pelo Coração


Aula 03
Dons: Capacitações Movidas Pelo Coração

Evidentemente, não estamos tentando reduzir nossa visão dos dons e dizendo que eles sejam somente isto. Mas, por outro lado, acredito que este tem sido um aspecto negligenciado da finalidade dos dons espirituais. 
Em outras palavras, devemos pensar nos dons espirituais não somente na sua utilidade para organização do mundo eclesiástico ou a sua funcionalidade no Corpo. Claro que a visão do apóstolo Paulo em 1 Coríntios 12 está primordialmente focada na igreja, mas devemos lembrar que a Igreja é a janela do Reino de Cristo, mas o Reino é Universal, isto é, para todos os homens e um dia será equalizado ao governo geral do mundo, pois um dia o Reino será completamente de Deus e do seu Cristo.
O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos (Ap 11.15). 
Os dons espirituais são, portanto, ferramentas dadas aos filhos de Deus para reordenação da realidade humana no mundo, visando a promoção de uma vida aprazível, mesmo em meio à realidade caída, gerando um processo de liberdade das influências do pecado e da corrupção a que toda a realidade foi submetida por causa do pecado humano. 
Pois, a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus (Rm 8.20-21). 

A Reordenação da Realidade Pelo Cumprimento da Lei
A reordenação da realidade é um processo de readequação ao cumprimento da Lei Criacional, isto é, tudo deve ser conduzido ao eixo da obediência a Deus e a volta ao funcionamento criacional das estruturas. Essa readequação do cumprimento da Lei é uma das tarefas primazes do Espírito Santo no coração dos filhos de Deus. 
Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o ‘’’’’coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis. Habitareis na terra que eu dei a vossos pais; vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus. Livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias, farei vir o trigo, o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós. Multiplicarei o fruto das árvores e a novidade do campo, para que jamais recebais o opróbrio da fome entre as nações (Ez 36.26-30). 
Mudança nas disposições Intelectuais
O modo como o texto apresenta a realidade redencional começa por uma obra do Espírito Santo no coração. Essa primeira ação tem a ver com uma mudança nas disposições a alma para a prática da Lei de Deus. 
Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis (Ez 36.26-27).
Coração novo– uma mudança na estrutura de pensamento é a chave deste processo. Os filhos de Deus precisamos começar a pensar numa outra direção, que favoreça o entendimento da vontade revelada de Deus. 
Espírito novo– o profeta reforça o conceito de mudança, quase completando o pensamento ao dizer que o coração novo, produzirá uma nova aspiração e disposição positiva pela vida. 
Coração de carne em lugar de coração de pedra– aqui o profeta contrasta a realidade caída da morte com a realidade da vida redimida. Desta forma, ele está resumindo a nova fase, ao mostrar que a vida tomará conta do lugar caído e morto do pecado. Essa realidade será exemplifica ainda mais claramente no capítulo 37, na visão do vale dos ossos secos, quando estes serão preenchidos por tendões e carnes e a vida voltará ao povo de Deus.
Porei dentro de vós o meu Espírito– essa ação transformadora não acontecerá de fora para dentro, por meio de um processo de aprendizagem intelectual, mas será uma obra feita de dentro para fora, por meio de uma influencia na centralidade do nosso ser. O Espírito Santo, a pessoa organizadora da Trindade, agirá no coração humano, por meio de uma influência de dentro para fora de quem somos. 
Farei com que andeis nos meus estatutos guardeis os meus juízos e os observeis– aqui a ênfase da mensagem do profeta é na principal obra de mudança na nossa disposição, que é a realidade prática da obediência, o que nos leva à nova realidade de cumprimento da Lei de Deus.
Estas disposições intelectuais sãos propostas pelo Espírito para nos fazer pensar e praticar as regras da Lei, sendo resultados da obra do Espírito Santo, que opera por meio do uso dos dons, ensinando e inculcando a Lei na mente dos filhos de Deus. Para isto, ele usa aqueles que ele próprio capacitou para pregar, ensinar, destrinchar a Palavra. 
Disposições nas disposições práticas
O outro lado destas mudanças internas no coração dos seus filhos é que eles são também inclinados à prática da justiça como fator de reorganização da realidade. Nesta nova disposição para a prática da justiça, acontece uma mudança na realidade prática da vida. 
Habitareis na terra que eu dei a vossos pais; vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus. Livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias, farei vir o trigo, o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós. Multiplicarei o fruto das árvores e a novidade do campo, para que jamais recebais o opróbrio da fome entre as nações (Ez 36.26-30).
Habitareis na terra– podemos notar que o profeta deixa de lado a figura da internalidade da mente que recebe a Lei e passa para comentar a manifestação da externalidade da obediência. Habitar na terra é o mesmo verbo para morar, tabernacular, o que indica a ideia de viver em um determinado lugar. Viver não aponta apenas para o ato de existir, mas para o ato de praticar a vida. 
Vós sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus– Aqui, dentro do ambiente de vivencia diária, se revelará a verdadeira face da relação entre Deus e seu povo. Uma identidade medida pelo modo como as pessoas vivem terá emergido no meio do povo de Deus. 
Livrar-vos-ei das vossas imundícias– Aqui, Deus revela que o resultado do seu coração de pedra, será retirado e a prática de vida jamais revelará o coração longe de Deus. O resultado prático é um povo que vive de forma reta, justa e santa. 
Trigo, frutos, novidade do campo– A resposta da ação reta, justa e santa é a bênção de Deus. A retribuição da justiça do homem é uma resposta graciosa da criação que a este homem está sujeita. Esta resposta é obra do Espírito Santo, que conduz a Criação. 
Estas mudanças na prática da justiça operam nas esferas da justiça social especialmente. Estas realidades sociais, morais e de vivência estão diretamente ligadas às mazelas da humanidade caída. Os dons espirituais de ajuda ao próximo e de organização propõem uma reorganização prática da vida social e do ethos de justiça vivencial. 

Conclusão
O ponto central da nossa discussão é notar que a mudança que Deus pretende operar ocorre primordialmente no coração humano. A transformação tem como objetivo nos dar a condição de pessoas que se reorganizam a partir da Lei de Deus, isto é, pela ordenação divina para a realidade.
Essa mudança ocorrida no coração do homem o capacita a viver de forma teorreferente no mundo, o que implica em uma maior sensibilidade ao Criador e à sua vontade revelada na Escritura e no livro da natureza. 
Essa sensibilidade a Deus e à sua ordenação se vê claramente no modo prático como vive esse novo homem de coração transformado, agindo no mundo do modo de Deus. 

Comentários

Postagens mais visitadas