Aula 5 - Dons de Natureza Prática

Aula 05
Dons de Natureza Prática

Introdução
Do ponto de vista da realidade prática, os dons espirituais, como ferramentas da reorganização da realidade, são dados para operar sobre as mazelas criadas pelo pecado, trazendo luz e paz à realidade vivida, com a finalidade dupla de apontar para a beleza e harmonia do reino, bem como promover a vida e a bênção sobre a realidade pessoal.   

Romanos 12.6 a 8
1Coríntios 12.8 a 10
1Coríntios 12.28-30
Efésios 4.11
1Pedro 4.11
Dons para reorganização da vida prática
Liderança
Serviço 
Misericórdia
Contribuição


Administração
Socorro


Serviço

Quando lemos estas listas e observamos estes dons, notamos que alguns deles parecem apontar para ações diretas sobre as mazelas, trabalhando para sanar diretamente os problemas práticos da vida humana, outros, entretanto, sugerem trabalhos indiretos e preventivos com a finalidade de produzir ambiente de paz, harmonia e cuidado preventivo. 

Dons de Natureza Prática e Ação de Contenção Direta dos Efeitos do Pecado
Estes dons de operação direta sobre os efeitos do pecado são aqueles que atendem a necessidades diretas e parecem, portanto, mais pessoais que coletivos. Por exemplo, alguém que tenha o dom de misericórdia e se condói e presta socorro de generosidade a alguém. 
O perigo neste tipo de exercício de dom de caráter direto é o de produzir uma falsa impressão sobre o fato de que os dons são dados a pessoas, com a finalidade de servir ao corpo, como parte do mesmo. Assim, os agentes destes dons diretos não podem se esquecer de que seus dons são parte do serviço do Corpo e não uma possessão individual. 
O alerta bíblico para qualquer pessoa que exerça um dom é que a pessoa não deve pensar de si mesmo além do que convém.
Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um de vós que não pense de sim mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um (Rm 12.3). 
A ideia geral das Escrituras sobre os dons é que em tempo algum o dom serve para a exaltação da pessoa, mas uma manifestação da coletividade, mesmo que feita por apenas um dos membros do corpo. Esta é a ênfase tanto do texto de Romanos como de 1Coríntios. 
Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros (Rm 12.4-5). 
O Dom de misericórdia - Este dom parece ser exercitado de forma individual, como um ministério pessoal, mas ele aponta para o fato de que o Corpo de Cristo produz amor individual e cuidado com o sofrimento das pessoas. No Corpo, o Espírito prepara pessoas que são inclinadas a cuidar e tratar pessoalmente de feridas, com um tipo de cuidado prático que trás o desvalido da situação de sofrimento para o alivio. Este tipo de cuidado, pode parecer ser da pessoa, mas é exercido pelo Corpo, que é impulsionado pela vida do Espírito Santo. Um bom exemplo deste dom e do bem que fazia o corpo foi o da notável Tabita ou Dorcas (At 9.36-41). A caridade com que cuidava das pessoas, fazendo roupas e vestindo pessoas simples da comunidade, produziu grande comoção quando souberam da sua morte. 
O Dom de Socorro (Antilempsis)– em 1Coríntios 12.28 temos a única vez que esta palavra foi usada na Escritura. Aqui, a palavra socorro tem uma conotação bastante interessante, que é a ideia de não deixar alguém ser lançado fora (anti-lambano). Este dom (ou os dons com esta marca de socorro) é fortemente marcado por uma ação que interfere na realidade pessoal e permite um resgate imediato de alguém em situação de risco de abandono ou desgraça pessoal. Este verbo é usado outras vezes no Novo Testamento como em At 20.35. 
Dons de Natureza Prática e Ação Preventiva na Contenção dos Efeitos do Pecado
Neste caso, os dons que iremos apresentar, trabalham de forma prática, preventiva e atual na coletividade mais que na individualidade da vida do Corpo. Portanto, são dons que são exercidos com um enfoque mais geral no preparo de um ambiente em que as mazelas produzidas pelo pecado não cheguem a operar e se o fizerem, sejam logo contidas. 
O dom de liderança, governo, administração ou presidência (proistamenos)– A palavra grega indica alguém que está em pé diante de algo e indica a capacidade especial de organizar grupos e dirigir ações coletivas com a finalidade de produzir ambiente progresso, cuidado e justiça coletiva. Nestes dons, o bem coletivo é alcançado por meio da capacidade administrativa, pela condução do corpo com sabedoria e capacidade. Este dom (ou dons com esta natureza de governo) são muito úteis no corpo para que este vença os desafios que lhe cercam e lide melhor com as intempéries sociais do mundo.
O dom de serviço– este dom é aquele que é exercido por pessoas cuja principal característica é servir. Estes fazem coisas e promovem a ajuda de toda a natureza para que se construa o ambiente de paz e harmonia no Reino de Cristo. Pessoas com este dom, têm uma natural inclinação para serem úteis em toda e qualquer atividade prática. Diáconos em geral são pessoas com esta capacidade de servir bastante acentuada. De uma forma geral, este também é um designativo para todos os dons de ordem prática, especialmente aqueles que estão ligados a trabalhos que existem como apoio ao serviço espiritual. Por exemplo, pessoas que são chamadas por Deus para os serviços que permitem que outras atividades aconteçam, como por exemplo, aqueles que são chamados para ligar os equipamentos de som, ou aqueles que carregam cadeiras, ou simplesmente se ocupam com a ornamentação dos locais de adoração. Embora, estes trabalhos possam não parecer de natureza espiritual, eles compõem parte do que Deus quer que aconteça para que sua Palavra seja pregada e o crente seja edificado. 

Conclusão 
Podemos notar que os dons aqui listados tem essa natureza prática, todos eles são direcionados a ações concretas no mundo de Deus. Eles propõe que os agentes portadores dos dons, atuem com sua capacitação na produção de vida em meio à morte. 
Enquanto os dons de natureza intelectual nos preparam para pensar o mundo, os de natureza prática, nos ajudam a viver hoje no mundo caído. Eles nos socorrem de nossas mazelas e previnem que muitas outras se mostrem para nós. 

Comentários

Postagens mais visitadas